quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Trabalho de Fisica 3m 4 Magela

Nomes: Diego Henrique, Luiz Gustavo, Rodrigo Henrique, Max, Richele.

 1° TÓPICO: Materiais

1 madeira grande.
1 madeira pequena.
1 imã.
1 chave de ligar e desligar.
1 ferro de solda.
1 solda estanho chumbo.
2 metros de cobre esmaltado.
2 pedaços de cobre nu.
2 parafusos
2 pedaços de fio
3 pilhas 




















2° TÓPICO: Como Fazer o Motor

1º passo
faça 2 furos na madeira grande
2 ºpasso
dobre correctamente os dois pedaços do cobre nu e depois parafuse os 2 cobre nus nos buracos furados e coloque os 2 fios junto com os parafusos
3 ºpasso
pegue o pedaço de madeira pequena e fure os 2 lados e depois enrole o cobre esmaltado ao redor.
4º passo
depois de ter madeira pequena encima do cobre nu,coloque o imã de baixo dela.
5 º passo
energizar o motor.
































3° TÓPICO: Como Funciona
O motor eléctrico tem como função transformar a energia eléctrica em energia mecânica.
Nesse caso ele funciona da seguinte forma , o imã gera um campo magnético que atravez dele e com a corrente eletrica que passa pelo cobre essa que e é gerada pela bateria ou qualquer fonte de energia compatível faz com que a bobina rode. Veja o Vídeo





4° TÓPICO: Making off (procedimentos e falhas)

Primeiro tivemos a ideia de fazer com dois imãs porem após os testes vimos que o campo magnético de um interferia no outro então retiramos um dos imãs. Após a primeira adaptação ele deu sinais de funcionamento mas travava , isso ocorreu porque não estávamos fazendo uso de um fio de cobre esmaltado e sim de um fio comum sendo assim ele fechava curto pois encostava um no outro interrompendo assim a corrente que passa pela espira.
Depois desse problema resolvido achamos que tínhamos obtido sucesso mas nossa exaltação foi em vão pois nos debatemos com mais um obstáculo em nosso caminho para o sucesso que foi a tenção. A tensão aplicada era muito forte fazendo com que o fio esquentasse muito queimando assim o esmalte e fechando curto novamente.
Por fim com com todos os problemas resolvidos e o ajuste na tensão sendo suficiente para que a bobina gire de forma bem acelerada e sem que queime os fios a única coisa que nos limitara ainda era o fato de que como mostra no vídeo a bobina pula do suporte o que foi facilmente resolvido aumentando a envergadura do suporte deixando o mais alto ou fazendo dois círculos fechados como dois aros para que a bobina não salte novamente .

5 ° TÓPICO: Conclusão

Concluímos então que esse trabalho nos proporcionou um enorme aprendizado onde podemos ver de forma pratica a aplicação do campo magnético em uma espira o que proporcionou um aprendizado mais dinâmico e interessante.