domingo, 12 de dezembro de 2010

2° Tópico Processo de transmissão de energia elétrica

2° Tópico
 Processo de transmissão de energia elétrica
      Transporte de energia elétrica é o processo de transportar energia entre dois pontos.
      O transporte de energia elétrica é realizado por linhas de transmissão de alta potencia geralmente usando corrente alternada, que de uma forma mais simples conecta uma usina ao consumidor.
      A transmissão de energia é dividida em duas faixas: a transmissão propriamente dita, para potencias mais elevadas e ligando grandes centros e centrais de distribuição, e a distribuição, usada dentro de centros urbanos , por exemplo, para levar a energia de um central de distribuição ate os consumidores finais.
      Para conversão entre níveis de tensão entre centrais de distribuição e as resistências de comércio, são usados transformadores pois a energia transportada por grande redes e cabos são de altíssima tensão. Em uma resistência poderia queimar equipamentos, por exemplo. Desta forma, a energia transportada tem que ser transformada para chegar às residências e outros tipos de usuário para que ela possa ser usada. 
      Para o transporte da energia, existem elementos básicos para que ela aconteça. São três elementos básicos:
* Torres: para linhas áreas, é necessário erguer os cabos a uma distancia segura do solo, de forma a evitar contato elétrico com pessoas, vegetação e veículos que eventualidade atravessa a região. As torres devem suportar os cabos em condições externas, determinadas basicamente pelo tipo de cabo, regime de ventos da região, terremotos, entre outros eventos.
* Isoladores: os cabos devem ser suportados pelas torres através de isoladores, evitando a dissipação da energia através da estrutura. Esses suportes devem garantir a rigidez dielétrica e suportar o peso dos cabos. Em geral são construídos de cerâmica, vidro ou polímeros.
* Subestações: as linhas de transmissão são conectadas às subestações, que dispõe de mecanismos de manobra e controle, de forma a reduzir os transitórios que podem ocorre durante a operação das linhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário