domingo, 12 de dezembro de 2010

8° Tópico Subestações

8° Tópico 
Subestações
Subestação convencional
      A energia trifásica sai do gerador e segue para a subestação de transmissão na usina elétrica. Essa subestação utiliza grandes transformadores para elevar a tensãodo gerador (que está em um nível de vários kilo volts) até tensões extremamente altas, para a transmissão de longa distância através da rede de transmissão. 
Uma típica subestação em uma usina elétrica.

      As tensões típicas para a transmissão de longa distância variam de 155 kvs a 765 kvs. Esse nível de tensão visa reduzir as perdas nas linhas. A distância máxima de uma transmissão típica é de aproximadamente 483 km. As linhas de transmissão de alta tensão são inconfundíveis quando você as vê. Normalmente, elas são constituídas de enormes torres de aço como esta na figura abaixo.

      Todas as torres da figura possuem três cabos, sendo um para cada fase. Muitas torres, como as mostradas acima, possuem cabos extras correndo ao longo de seu topo. Estes são cabos aterrados, e eles estão lá principalmente em uma tentativa de atrair raios.

Subestação Móvel
      Subestações móveis em regime turn-key classes até 550 kV.
      A WEG oferece aos seus clientes subestações em alta tensão. No escopo de fornecimento, além dos tradicionais equipamentos WEG (transformadores, cubículos, painéis MT/AT, sistemas digitais, componentes elétricos e eletrônicos, etc.), estão contemplados todos os demais equipamentos e serviços (desde o projeto até o startup) necessários para entregar aos clientes as subestações prontas para serem energizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário