domingo, 12 de dezembro de 2010

5° Tópico Efeito joule

5° Tópico
Efeito joule
Um fio condutor como o cobre, por exemplo, ao ser percorrido por uma corrente elétrica sofre um aquecimento que é provocado pelos milhares de choque que ocorrem em decorrência dos elétrons livres do material condutor. O que ocorre é que ao submeter o material a uma diferença de potencial (DDP) se estabelece em seu interior um campo elétrico. As forças que resultam da ação do campo elétrico, fazem com que os elétrons sejam acelerados e ganhem velocidade em um único sentido. O que ocorre é que após eles ganharem velocidade, os elétrons acabam se chocando com as paredes do material, perdendo velocidade. Contudo, as forças elétricas não cessam, fazendo com que novamente essas partículas sejam aceleradas, ganhem velocidade e, por conseqüência, voltem a colidir, tanto entre elas mesmas quanto com as paredes do material.

A cada colisão, parte da energia cinética do elétron que se chocou é transferida para o átomo, fazendo com que ele passe a vibrar cada vez mais. Em conseqüência dessa vibração ocorre o aumento da temperatura do condutor. É através desse aumento de temperatura que ocorre, por exemplo, a incandescência em determinadas lâmpadas.

efeito joule ou também chamado de efeito térmico é o nome dado à conversão de energia potencial elétrica em energia térmica, fato esse que pode ser percebido nas lâmpadas incandescentes, no chuveiro elétrico e nos aquecedores de ambiente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário